Marketing Segmentado

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Marketing Segmentado consiste em identificar num mercado heterogêneo um determinado grupo de indivíduos, com respostas e preferências semelhantes de produtos. Observamos a segmentação de mercado como um poderoso instrumento de auxílio para nosso departamento de marketing e de design, no intuito de apresentar propostas que atendam aos desejos deste público-alvo.

Em função das semelhanças dos consumidores que compõem cada segmento, eles tendem a responder de forma similar a uma determinada estratégia de marketing. Isto é, tendem a ter sentimentos e percepções semelhantes sobre um rol de marketing, composto para um determinado produto.

Existem três maneiras de classificar o que o cliente quer: necessidades, desejos e demandas. No entanto, a segmentação é o primeiro passo é determinar que tipo de cliente preferirá seus produtos.

A segmentação demográfica é um dos mais simples e mais amplos tipos de segmentação de mercado utilizados. A maioria das empresas utilizam para obter a população certa em usar seus produtos.

A segmentação geralmente divide uma população com base em variáveis. Assim, a segmentação demográfica também tem suas próprias variáveis ​​como:

Demográficos: pessoa física

  • faixa etária;
  • sexo;
  • profissão;
  • renda;
  • idade;
  • educação.

Demográficos: pessoa jurídica

  • ramo de atividade;
  • serviços e produtos oferecidos;
  • número de empregados;
  • filiais;
  • tempo de atuação no mercado;
  • localização;
  • imagem no mercado.

Este tipo de segmentação de mercado divide a população com base em seu comportamento, uso e padrão de tomada de decisão. Por exemplo – os jovens sempre preferem Dove como um sabonete, enquanto os entusiastas do esporte usará Rexona. Este é um exemplo de segmentação baseada em comportamento. Com base no comportamento de um indivíduo, o produto é comercializado.

Este tipo de segmentação do mercado está em crescimento, especialmente no mercado de smartphone. Por exemplo – o Blackberry foi lançado para usuários que eram pessoas de negócios, a Samsung foi lançada para usuários que gostam do android e como várias aplicações por um preço gratuito, e a Apple foi lançada para os clientes premium que querem ser parte de um nicho único e exclusivo.

Outro exemplo de segmentação comportamental é o marketing durante os festivais. Diga no Natal, os padrões de compra serão completamente diferente em relação aos padrões de compra em dias normais. Assim, a segmentação de uso é também um tipo de segmentação comportamental.

Hábitos de consumo, benefícios procurados, frequência de compra desse tipo de produto, lugar onde costuma comprar esse tipo de produto, ocasiões de compra e seus principais estímulos, como:

  • Preço: Nível de sensibilidade a preço, isto é, o quanto o cliente está disposto a pagar;
  • Qualidade do produto;
  • Marca;
  • Prazo de entrega;
  • Prazo de pagamento;
  • Atendimento da empresa;
  • Localização;
  • Outros: estrutura, variedade, lançamentos, status, segurança.

A segmentação psicográfica é o Tipos de Segmentação de Mercado que utiliza o estilo de vida das pessoas, suas atividades, interesses e opiniões para definir um segmento de mercado. A segmentação psicográfica é bastante semelhante à segmentação comportamental. Mas a segmentação psicográfica também considera os aspectos psicológicos do comportamento de compra do consumidor. Estes aspectos psicológicos podem ser estilo de vida dos consumidores, sua posição social.

  • Estilo tradicional clássico.
  • Estilo contemporânea elegante.
  • Estilo natural ou básica.
  • Estilo romântico.
  • Estilo sexy.
  • Estilo dramático moderno.

Este tipo de segmentação de mercado divide as pessoas com base na geografia. Seus clientes potenciais terão necessidades diferentes com base na geografia em que estão localizados.

Em cidades frias, a uma empresa pode atuar na comercialização de aquecedores, enquanto que em outras cidades quentes, pode vender ar condicionado. Assim, muitas empresas utilizam a segmentação geográfica como base para a segmentação do mercado.

Este tipo de segmentação é o mais fácil mas foi usado na última década onde as indústrias eram novas e o alcance era menor. Hoje, o alcance é alto, mas os princípios de segmentação geográfica ainda são usados ​​quando você está expandindo o negócio em áreas mais locais, bem como territórios internacionais.

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