Inbound Marketing é um conjunto de estratégias que têm como objetivo atrair voluntariamente os consumidores para o canal de comunicação da empresa. É o contrário do marketing tradicional, e baseia-se no relacionamento com o consumidor em vez de propagandas e interrupções.
De uns tempos para cá, o Inbound Marketing explodiu de vez, e a cada dia mais empresas de diferentes portes e segmentos estão aderindo ao método para conquistar mais clientes, gerar mais vendas e reforçar sua autoridade perante a audiência.
Em uma tradução livre, o termo Inbound Marketing pode ser definido como marketing de atração. A principal diferença entre o marketing tradicional – que chamamos de Outbound Marketing – e o Inbound é que, no segundo, quem procura a empresa é o cliente, e não o contrário.
Ou seja, são realizadas ações com o intuito de atrair o potencial cliente para seu blog, site ou página de captura e, a partir dessa atração, é feito todo um trabalho de relacionamento com essa pessoa. Esse relacionamento é desempenhado principalmente pela produção de conteúdo focado na jornada de compra do cliente.
Esse conteúdo é também uma forma de educar a audiência e potenciais clientes sobre o segmento de sua empresa, para você se tornar referência em determinado assunto relacionado a seu mercado e influenciar na decisão de compra de futuros clientes.
Nesta série de artigos, queremos mostrar a você quais são as etapas do Inbound Marketing, como começar a aplicar a estratégia em seu negócio e, caso queira se aprofundar em algum tópico, encontrará também recursos para continuar com os estudos.
Para que serve o Inbound Marketing?
A cada ano que passa, fica mais tênue a diferença entre o real e o virtual, entre o offline e o online. Não se diz mais “entrar na internet”, pois a internet já está em praticamente todos os lugares.
Por essa razão, toda empresa pode utilizar conceitos de Inbound Marketing como método. É possível adaptá-los e empregá-los em qualquer empresa, usando conteúdo para entretenimento / utilidades e fazendo reforço de marca.
Apesar da diferença, o Inbound Marketing atingiu, em pouco tempo, patamares que o marketing tradicional demorou muito para alcançar. O principal deles é que, no Inbound Marketing, a área de marketing da empresa é um centro de investimento, e não um centro de custo.
O motivo para a afirmação acima é que todas as ações de Inbound Marketing podem ser mensuradas. É possível saber exatamente quantas pessoas visualizaram, converteram ou compraram em cada campanha por meio de ferramentas de web analytics. Ou seja, tendo o conhecimento dessas importantes informações, é possível otimizar as campanhas para ter um melhor ROI (retorno sobre investimento).
E é por essa mesma razão que as empresas mais inovadoras do mercado têm usado o Inbound Marketing agressivamente como estratégia de aquisição de clientes.
Resumindo, o Inbound Marketing ajuda principalmente nas seguintes ações:
- Aumentar a visibilidade de seu negócio;
- Atrair clientes em potencial;
- Diminuir o custo de aquisição de clientes;
- Tornar sua empresa referência no mercado;
- Otimizar o funil de vendas, tornando os resultados previsíveis e crescentes ao longo do tempo.